sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tipos de som: ruído, fala, música e silêncio.

- Ruído
        Na generalidade dos casos o ruído é associado ao som ou poluição sonora incomodativa, ou seja um barulho indesejado. O ruído é composto por sons desagradáveis e que por vezes ate se podem tornar perigosos.
No enanto, dentro da música electrónica, existe um definição diferente de ruído: este é associado à percepção acústica de um “chiado” (ruído branco) ou aos “choviscos” ( por exemplo na recepção fraca de um sinal televisivo). Como termo de comparação podemos observar a granulação (quando é visível) de uma fotografia. Essa granulação funciona como o ruído.
       Este é também definido como podendo ser um sinal aleatório e por isso importante a relação sinal/ruído na comunicação.
- Fala                A fala é a forma de comunicar do ser humano e engloba todas as línguas existentes no planeta. A capacidade humana de emitir e articular sons de forma a constituir diferentes padrões, a fala, ou até o cantar, é a forma de comunicação da maior parte dos seres humanos.
       Avançando um pouco, com as novas tecnologias já é possível converter um texto em fala usando programas do tipo TTS (Text-To-Speech). Para além disto, os computadores também já conseguem reconhecer a fala humana (speech recognition).
- Música                Embora seja um conceito complicado de definir, qualquer pessoa consegue ouvindo, identificar se é música ou não. Esta é uma forma de arte que é formada através de uma combinação de diferentes sons e silêncio organizados de uma determinada forma ao longo do tempo.
       Na música também podem ser usados o ruído e a fala humana.
- O silêncio 
       Quando não há uma propagação de sons ou ruídos significa que estamos perante o silêncio. Este é, por outras palavras, a ausência de som.
       Embora que se trate da falta de som, o silêncio também pode ser uma forma de comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário