terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características do som, frequência, amplitude e timbre

               - O som digital é um tipo de media completamente distinto da maior parte dos restantes media. Isto deve-se ao facto de ser o único que estimula a audição enquanto que todos os outros são captados pelo sentido da visão. O que nos proporciona uma experiência totalmente diferente já que as sensações produzidas no cérebro pela audição são igualmente diferentes das da visão.
           
            - Devido ás diferentes alturas e número de vibrações por uma unidade de tempo ( (número de vibrações das ondas sonoras), o som pode ser agudo ou grave, alto ou baixo.  Seguindo este raciocínio, quanto mais vibrações das ondas sonoras houver, mais agudo ou alto será o som. Quanto menos vibrações, o som torna-se agudo ou grave. Os sons tem também diferentes intensidades, e são estas que distinguem os sons fracos dos fortes.
             - Com a frequência (vibrações por unidade de tempo) e a intensidade surge o timbre do som, que distingue sons com a mesma altura ou intensidade pelo facto de serem provenientes de fontes sonoras diferentes.
            .  Exemplo de um sinal de áudio analógico estereofónico.


              - Deve-se ponderar bastante quando o usamos o som na mensagem que queremos transmitir pois este é um tipo de média com muito impacto.  Os dois tipos de som digital mais utilizado são as sequências musicais e a voz humana.
  - Este é um tipo de media que é usado em aplicações multimédia e tem um papel importantíssimo nas telecomunicações, no áudio na internet e o entretenimento.

- Tal como uma imagem é constituída por pixels, o som digital é também constituído por uma data de pequenos pedaços de informação a que se chama de amostras. Cada uma destas constitui  uma informação sobre a amplitude ou volume sonoro de um som em determinado instante. Para que uma forma de onda de som digital tenha uma boa qualidade existem vários pontos:
·         A taxa de amostragem - é o número de vezes por segundo que se retêm uma amostra do som analógico. Taxas de amostragem mais elevadas significam melhor qualidade.
·         A dimensão da amostra (numero de bits que codificam cada amostra)
·         O número de canais/pistas.
·         O tipo de intercalação utilizado
·         O método de codificação utilizado, que pode envolver compressão de áudio.

Sem comentários:

Enviar um comentário