sábado, 20 de fevereiro de 2010

Operações de Áudio Digital.

       Hoje em dia é possível processar o som digital em qualquer computador. Existem inúmeros programas de edição de áudio que nos permitem fazer isso para todas as aplicações multimédia e obter o resultado final em direntes formatos de acordo com o objectivo pretendido.
       Existem 5 operações de Áudio Digital:
       
       • Armazenamento- consiste no armazenar de formatos de alto débito em sistemas de armazenamento magnéticos ou secundários, ou, mais vulgarmente falando, discos rígidos. Por vezes, quando são usados grandes quantidades de áudio digital também são utilizados discos ópticos.

       • Recuperação- esta não é mais que a capacidade de recuperar e reproduzir de forma rápida partes de sequências de áudio digital. Os clips de áudio digital podem ser identificados pela latura em que se iniciam e pela sua duração. A localização de um segmento abrange o mapeamento do instante do início num endereço de segmento, ou seja, num deslocamento contido no próprio áudio. Esse endereço é depois convertido para um outro endereço físico no disco (um processo realizado pelo sistema de ficheiros).

       • Edição- As operações principais de edição são o cortar, copiar e inserir segmentos de áudio. Mas estas operações nem sempre são assim tão simples. Imaginemos por exemplo quando inserimos segmentos de áudio noutros segmentos… Por vezes pode originar uma descontinuidade na forma de onda, por outras palavras, ruído. Para o reduzir ou anular são então usadas as técnicas de cross-fade ou as técnicas de edição não destrutivas que mantêm os dados capturados originais e entre outros aspectos determina a ordem pelo qual se devem juntar.

       • Filtragem e Aplicação de Efeitos- Estes conferem uma “textura” diferente ás faixas de áudio digital Os mais utilizados são:
    -Atraso - adiciona ecos;
    -Equalização - enfatiza, reduz e balanceia várias bandas de frequência;
    -Normalizar - escala um segmento de modo a que o seu valor de pico não ultrapasse o máximo permitido;
    -Redução do ruído – “hiss” ou “hum”;
    -Compressão e expansão temporal - aumento ou diminuição da duração sem alteração da tonalidade ou pitch;
    -Alteração da tonalidade sem modificação da duração – “pitch shifting”;
    -Conversão para estereofónico - dividir uma pista única em duas pistas estereofónicas com conteúdos de áudio diferentes ;
    -Aplicação de ambientes acústicos - aplicação da assinatura de um ambiente acústico particular, por exemplo, o eco de uma catedral)

       • Conversão- estas operações consistem basicamente em conversões de um formato para outro. Também é possível modificar os parâmetros de codificação dentro do mesmo formato.



 Exemplo de um porgrama de edição de áudio digital, "Acoustica Mixcraft 4.1"


















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