segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Noção de Pixel e Cores Digitais

- Pixel é um termo resultante da junção de “Picture” e “Element” e tem como significado elemento de imagem. Mas o que é isto? Pixel é o elemento mais ínfimo que constitui um dispositivo de exibição, que pode ser um monitor de computador ou uma televisão por exemplo. A cada pixel é atribuída uma cor e o conjunto de milhares destes pequeníssimos elementos formam a imagem digital. Se quisermos simplificar, um pixel é o ponto mais pequeno desta imagem.


Aprofundando mais esta noção de pixel posso dizer que cada um destes é constituído por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos consegue exibir 256 tonalidades diferentes. Portanto, através da combinação destas várias tonalidades em cada um dos pontos, podemos obter em cada pixel até pouco mais de 16.7 milhoes de cores diferentes. Fantástico não é? Mas… tonalidades… cores…?! Que confusão não é? …Para percebermos melhor isto temos que estudar um pouco a noção de cores digitais. Vamos então avançar para a segunda parte deste Post que nos esclarecerá acerca desta matéria…

- Dentro das cores digitais temos vários aspectos a saber. Vou começar pelo mais simples de todos, a cor de primeiro plano e de fundo. Entre estas duas existe uma diferença básica que as distingue por completo. A primeira é a cor que usamos para pintar enquanto que a segunda é a cor que é aplicada quando se apaga por exemplo. Podemos adoptar como exemplo as folhas do Word. A cor de fundo é o branco e a de primeiro plano é o que escrevemos ou colocamos em cima (que pode ser de qualquer cor).

Como já foi dito, cada pixel é formado por 3 pontos de cores diferentes e cada um destes pontos têm 256 tons diferentes… Mas qual é afinal a diferença entre as cores e os tons? Cada uma destas cores pode ter 256 tons diferentes. Pegando no azul por exemplo, dentro da sua cor existem tons que vou desde o azul muito clarinho quase branco ate ao azul-escuro quase preto. O que nos permite uma variedade enorme de opções utilizando uma só cor ao construir uma imagem digital.

Mais relacionado com a edição e criação temos os diferentes modelos de cor que são usados consoante o objectivo que pretendemos para a nossa imagem digital. Os mais utilizados são o RGB (red green blue) e o CMYK (cyan magenta yellow black). Outro modelo utilizado é o Grey Scale. Este tem 256 tons de cinzento desde o preto sólido ao branco puro. Este modelo dá-nos portanto uma imagem a preto e branco.

Um outro aspecto importante nestes dois conceitos (pixel e cores digitais) é a profundidade de cor ou profundidade amplitude. Cada pixel tem um determinado número de bits que o codifica ou descreve e isso é que é a profundidade de cor. Esta representa a quantidade de informação de cor presente em cada pixel

Sem comentários:

Enviar um comentário